Empresarial

Redação do Gterra, 30/06/2010 às 07h32min

Jogos da copa atrapalham o comercio

Comerciantes se semtem prejudicados em seus movimentos

Foto: Divulgação Com o fechamento das lojas nos dias de jogos, o comércio amarga prejuízos durante o mês de junho
Com o fechamento das lojas nos dias de jogos, o comércio amarga prejuízos durante o mês de junho
Edição Gterra


O otimismo dos lojistas em relação às vendas em junho foi abalado com os jogos da Copa do Mundo, onde o horário do comércio foi todo alterado.

Os prejuízos ainda não foram estimados, mas sabe-se que por conta dos jogos, a expectativa de aumento de 10% nas vendas não será alcançada.

"Não há uma pesquisa local que comprove isso, mas sabemos que há uma queda nas vendas em quase todos os setores. Por outro lado, as vendas são melhores nos setores de bebidas, alimentos e fogos de artifício", afirmou o vice-presidente do Sindicato dos Lojistas, Luís Veloso.

Ele diz que a previsão para o comércio varejista no mês de junho já foi prejudicada. Quando os jogos do Brasil acontecem pela manhã o comércio só começa a funcionar no período da tarde. E, quando os jogos acontecem às 15h30, o horário também é reduzido e as lojas do Centro só costumam funcionar até às 14 horas.

As jornadas geralmente são reduzidas para quatro horas. O Sindicato dos Comerciários garante que essas horas "perdidas" serão repostas em outros feriados.


Por outro lado, bares e restaurantes estão faturando mais nesse período. A proprietária de uma distribuidora de bebidas situada na zona Leste, Mayra Félix, diz que nos primeiros jogos se surpreendeu com a clientela e chegou a faltar cerveja no estoque. Para evitar que isso se repita, ela diz que os pedidos são antecipados e dobrados.

"Na segunda-feira vendemos 70 caixas de cerveja. As vendas estão muito boas, só temos que comemorar", afirmou. O maior problema enfrentado é conseguir manter os funcionários trabalhando na hora do jogo.
"Os funcionários querem sair na hora do jogo e estamos tendo problema com isso. O movimento é maior no dia do jogo e quem procura mais são as pessoas que vão assistir a partida em alguma residência", completou.

Dependendo da compra, Mayra diz que ainda há um funcionário para fazer a entrega em domicílio. "A partir de três caixas de cerveja, já entregamos em casa, mas cobramos uma taxa pelo serviço", diz.


Na próxima sexta-feira, às 11 horas, quando acontece mais um jogo do Brasil, o comércio, bem como as agências bancárias, volta a funcionar em horário especial.

As lojas do Centro de Teresina, bem como dos shoppings, só serão abertas no período da tarde, a partir das 14 horas.

As agências bancárias vão abrir mais cedo, às 8 horas. Por conta do jogo, o atendimento ao público será interrompido às 10h30 e só será retomado às 13h30.

Os bancos permanecem abertos amanhã até as 15h30. As agências dos Correios fecharão às 10h45 e voltarão a funcionar após o almoço.




Fonte: Juliana Nogueira/DP

Comentários (0)


Formulário Comentário  

Deixe seu comentário




 


 


 





OBS: Todos os campos marcados com * (asterisco) são de preenchimento obrigatório!