Geral

Redação do Gterra, 10/08/2010 às 07h59min

Lotéricas não são obrigadas a dar segunda via de comprovante de pagamentos

Esses estabelecimentos comerciais precisam obedecer a uma resolução do Banco Central para atuar como correspondentes bancários.

Foto: Reprodução Lotéricas não são obrigadas a dar segunda via de comprovante de pagamentos
Lotéricas não são obrigadas a dar segunda via de comprovante de pagamentos
Edição: Gterra

Todo início do mês é aquele tormento: filas e mais filas para pagar as contas. Tem gente que já desistiu dos bancos e corre para lotéricas, farmácias e supermercados. Mas a economia de tempo pode virar um problema no futuro.

Quem paga contas naqueles postos que funcionam em lotéricas e farmácias, procura facilidades.

"Abre mais cedo e o banco só abre às 10h", diz uma cearense.

O jornalista Luiz Eduardo Solon só encontrou dificuldade quando pediu a segunda via do comprovante de uma conta paga que havia perdido. "Ela disse que luz, água, telefone, nós não ficam com segunda via desses comprovantes", lembra o jornalista.

Esses estabelecimentos comerciais precisam obedecer a uma resolução do Banco Central para atuar como correspondentes bancários. Mas, não há nenhuma regra sobre expedição de segunda via das contas pagas. Por isso, neste caso, vale o bom senso dos comerciantes.

"Os bancos reúnem condições de fornecer essa segunda via, então, os correspondentes bancários também deveriam; embora não haja lei que os obrigue", explica o presidente da Comissão Nacional de Defesa do Consumidor / OAB Hércules Amaral.

A orientação para quem perde o comprovante de pagamento é solicitar a segunda via diretamente na empresa ou concessionária para se livrar de cobranças futuras. Mas, se já estiver sendo cobrado pelo que pagou e não tem o recibo, "ele se dirige ao lotérico para saber a qual agência aquele lotérico ou aquele correspondente é vinculado e se dirige à agência para fazer a demanda da segunda via do seu recibo", diz o gerente Mário Augusto Aguiar Filho.

Os bancos podem cobrar pela emissão da segunda via. Por isso, o melhor mesmo, é guardar bem os recibos.

"Sempre guardo por algum tempo. Muitas vezes tiro xerox para guardar que é mais seguro", ensina uma consumidora.




Fonte: Bom Dia Brasil / Globo

Comentários (0)


Formulário Comentário  

Deixe seu comentário




 


 


 





OBS: Todos os campos marcados com * (asterisco) são de preenchimento obrigatório!