Municípios

Redação do Gterra, 03/09/2012 às 21h20min

100% dos municípios aderem ao Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa

Bolsas de estudos, material didático, cursos de formação entre outros benefícios serão custeados pelo MEC através do PNAIC.

Foto: Ascom 100% dos municípios aderem ao Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa
100% dos municípios aderem ao Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa
Edição: Gterra

 O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura, comemora a adesão de 100% dos municípios piauienses ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC.

Com a adesão de todo o Estado, o Piauí reafirma e amplia o compromisso estabelecido pelo Decreto nº 6.094/2007 de alfabetizar as crianças de escolas públicas rurais e urbanas até, no máximo, os oitos anos de idade ao final do 3º ano do ensino fundamental, aferindo os resultados por exame periódico específico.

O PNAIC é uma ação do Ministério da Educação direcionada a todos os municípios brasileiros e está previsto para iniciar em 2013. A proposta do MEC universalizará a política de alfabetização já implantada em 2012 pelo Governo do Piauí em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), através do Programa Palavra de Criança, que atende hoje em cerca de 130 municípios no Estado inteiro.

“Ficamos imensamente satisfeitos por termos nos antecipado à proposta do Ministério da Educação, fortalecendo a rede pública municipal de ensino através do regime de colaboração entre Estado e municípios” afirma a Superintendente de Ensino da Seduc, Joara Ribeiro.

A adesão dos municípios foi estimulada pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) e feita pelo próprio município através do SIMEC (Sistema do Ministério da Educação).

Para o secretário da Educação, Átila Lira, esse é apenas o começo para novas conquistas. “Comemoramos os resultados alcançados no Ideb e o destaque nacional, mas agora o momento é de trabalho. Com a adesão de 100% dos municípios ao programa, estamos confiantes da melhora ainda mais significativa dos indicadores educacionais do Piauí”, destaca.

O PNAIC é pautado em ações de grande impacto sócio-educacional como:

I) Formação de orientadores de estudo e dos professores alfabetizadores em parceria com Instituições de Ensino Superior (IES);

II) Concessão de bolsas de estudo para incentivar a participação dos orientadores de estudo e dos professores alfabetizadores nas atividades de formação;

III) Aplicação de avaliações externas do nível de alfabetização em Língua Portuguesa e em Matemática, para alunos concluintes do 3º ano do ensino fundamental;

IV) Fornecimento de materiais didáticos, literários, jogos e tecnologias previstos na Portaria que institui o Pacto.



Fonte: Ascom

Comentários (1)

  • Gostaria de saber qual o valor estipulado a a cada leciomador que que ira participar do PACTO?Aguardo respostas e obrigada!!! Djanira maria, Surubim-PE - 30/09/2012 às 15h09min

Formulário Comentário  

Deixe seu comentário




 


 


 





OBS: Todos os campos marcados com * (asterisco) são de preenchimento obrigatório!