Municípios

Redação do Gterra, 25/05/2012 às 14h10min

Municípios pedem vistoria para liberar garantia safra

Mais de 130 municípios já fizeram o pedido ao MDA

Foto: Ascom Municípios pedem vistoria para liberar garantia safra
Municípios pedem vistoria para liberar garantia safra
Edição: Gterra

 Mais de 130 municípios piauienses atingidos pela seca já solicitaram vistoria técnica ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A vistoria é para constatação de perda de safra por falta de chuva, primeiro passo para que a liberação dos recursos do programa Garantia Safra, coordenado no Piauí pela Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR).

Autorizada pelo MDA, a vistoria é feita por técnicos da própria prefeitura ou do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). O laudo resultante da vistoria será confrontado pelo ministério com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O coordenador estadual do Garantia Safra, Matias Ribeiro, a expectativa é de que até a próxima semana os 159 municípios inscritos no programa terão solicitados a realização da vistoria, mas alerta que é importante que as prefeituras paguem todas as parcelas do seguro até o dia 12 de junho. “Sem o pagamento não há liberação do dinheiro para os agricultores”, adianta.

Em 2012, o Piauí inscreveu 89.871 famílias de agricultores familiares no programa Garantia Safra. Cada uma delas, em caso de perda de, pelo menos, 50% em suas plantações de feijão, milho, arroz, mandioca ou algodão, terá direito a R$ 680, a título de indenização pelos prejuízos. Quando liberado, o dinheiro estará à disposição dos agricultores nas agências da Caixa Econômica Federal e nas casas lotéricas.

Segundo Matias Ribeiro, só pode se alistar no Garantia Safra o agricultor com renda familiar bruta de até 1,5 salário mínimo, sem incluir a aposentadoria rural, e que cultive uma área de 0,6 a 10 hectares.



Fonte: Ascom

Comentários (0)


Formulário Comentário  

Deixe seu comentário




 


 


 





OBS: Todos os campos marcados com * (asterisco) são de preenchimento obrigatório!