Política

Redação do Gterra, 14/02/2017 às 16h43min

Governador trata com empresa alemã sobre universalização da água no Piauí

Essa é uma etapa seguinte da viagem que Wellington Dias fez recentemente à Alemanha.

Foto: Ccom Governador trata com empresa alemã sobre universalização da água no Piauí
Governador trata com empresa alemã sobre universalização da água no Piauí
 Edição: Gterra

O governador Wellington Dias reuniu-se, nessa segunda-feira (13), no Palácio de Karnak, com consultores da empresa alemã Macs Energia e Água, Kássio Rodrigues e Wolfgang Schwaab, para tratar das condições de aprovação do financiamento junto ao banco alemão KFW para o projeto de universalização do abastecimento de água e esgoto em todo o Piauí.

A reunião contou com a participação do coordenador do Programa de Saúde e Saneamento Básico na Área Rural (Prosar), Gilberto Medeiros; presidente do Instituto das Águas do Piauí, Herbert Buenos Aires; superintendente de Cooperação Técnica da Secretaria de Estado do Planejamento, Sérgio Miranda; superintendente de Ensino da Secretaria de Estado da Educação, Carlos Alberto; e do secretário de Governo, Merlong Solano.

De acordo com Wellington, essa é uma etapa seguinte da viagem feita recentemente à Alemanha. “Eles agora retribuem a vista que fizemos e aqui acertamos com esse grupo, que tecnicamente já tem esse vínculo com o Banco KFW, o assessoramento na elaboração de projeto básico e executivo e também na área da qualificação dos profissionais para atuarem no Sisar e no Prosar, em parceria com a Educação”, comenta Dias.

Audiência com consultores da empresa alemã Macs( Foto: Francisco Gilásio)O governo estadual já possui uma parceria com a Macs e o KFW que é considerado caso de sucesso, desenvolvendo o Projeto de Saneamento Rural (Prosar) onde a própria comunidade é gestora e que agora busca o financiamento de 150 milhões de euros, junto com a iniciativa privada para que em 10 anos o Piauí possa universalizar o sistema de água e esgotamento.

O diretor da Macs, Kassio Rodrigues, disse que o entrosamento com a equipe é importante e que foi possível conhecer as demandas de questionamentos feitos pela diretoria do KFW. “Vamos trabalhar para responder essa demanda. Toda essa abordagem é normal por parte do financiador. Até o final de março, vamos responder e adequar todo o projeto para reencaminhado ao banco”, explica Rodrigues.

“A Macs, que é uma empresa que nos assessora nessa área e tem sede na Alemanha, está disposta a fazer uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para que nas nossas escolas técnicas possam qualificar profissionais para operar no tratamento da água, instalação nas cidades atendidas por esse sistema, garantindo a operação do mesmo. Queremos fazer isso agora, junto com a instalação da rede. No final disso tudo, teremos no Piauí uma estrutura sustentável para fazer acompanhar os passos para o futuro”, explica o governador Wellington Dias.




Fonte: Ccom

Comentários (0)


Formulário Comentário  

Deixe seu comentário




 


 


 





OBS: Todos os campos marcados com * (asterisco) são de preenchimento obrigatório!